Blog Shimejito

Biolitical - Capítulo 4

As corporações

Livro Biolitical

O QUE SÃO?
As ideias são muito poderosas e mais interessante ainda que o poder que elas têm, é a forma como elas são transmitidas e executadas. De fato a materialização, ou seja, tornar matéria de uma ideia durante muito tempo foi relegada pelos detentores do poder. Quem tem poder executa ideias, e quem não tem poder vive o mundo materializado das ideias dos poderosos.
Toda corporação não passa de uma ideia que foi executada para atingir um propósito. A beleza por trás disso é que você pode ter a sua própria corporação, pois elas são a forma jurídica garantida pelos Estados Modernos de concretizar, incorporar e dar corpo às ideias dos seus criadores. É como conseguimos transformar o abstrato em realidade, pense nas corporações que você conhece e olhe a história delas para verificar o que eu acabei de dizer.
O único perigo é quando às ideias das corporações não são boas e causam impactos negativos para os que existem à sua volta. Uma corporação não possui a moral ou ética que um indivíduo plenamente capaz deve possuir, a maior parte delas são orientadas única e exclusivamente para a mais valia, sem importar se os métodos para obter o resultado são bons, éticos ou coerentes.


ONDE VIVEM?
No nosso mundo globalizado para uma corporação existir é necessário que uma autoridade faça seu registro, assim como uma pessoa só passa a existir após seu registro de nascimento. Só que toda corporação já nasce maior de idade e com poderes para fazer praticamente tudo que uma pessoa carne e osso pode.
As corporações existem no universo desta segunda camada de realidade em que vivemos chamada lei, se a lei muda as corporações tem que mudar, não o inverso. Só que nós criamos um problema gigante no último século e permitimos que algumas corporações ficassem maiores que a lei, e consequentemente maiores do que as pessoas.
Eu penso que quando isso acontece a única forma de conseguirmos exercer poder sobre as corporações é parando de alimentá-las, pois assim como qualquer organismo elas sucumbirão e darão oportinidade de outra entidade fazer o seu papel, as corporações também estão sujeitas a seleção natural e aquelas que não se adaptam morrem.


O QUE COMEM?
Você quer que eu diga de uma maneira simples? Dinheiro.

A razão de uma corporação existir vai requere que pessoas estejam envolvidas em suas atividades, quanto mais capaz de suprir essas pessoas em suas necessidades maior é a taxa de sobrevivência. Isso significa que o que as corporações tomam das pessoas é o tempo, na expectativa de garantir as vontades, sonhos e desejos de vida dos envolvidos no seu funcionamento. Hoje em dia a venda do tempo das pessoas para atingir os objetivos das corporações é geralmente associada a uma contrapartida em dinheiro chamada salário.

Por: Adriel Oliveira
2021-04-07

Visite-nos no Youtube

Conheça melhor a nossa comunidade.

Scroll Top

TOP